Em quem votar (se votar)? Europeias 09

No dia 7 de Junho de 2009, os portugueses e todos os eleitores em Portugal serão chamados a votar nas eleições para o Parlamento Europeu, à semelhança do que acontece simultaneamente nos restantes 26 Estados-membros da União Europeia (entre 4 e 7 de Junho).


Sob o lema "a decisão é sua", as instituições europeias prepararam um conjunto de iniciativas por toda a Europa, com dois objectivos fundamentais: informar os europeus sobre a realização das eleições e comunicar-lhes a sua razão de ser. Porque é importante votar nesta ocasião? Que consequências práticas tem esse voto? De que modo vai ele afectar a vida de cada cidadão? O que é e para que serve o Parlamento Europeu?


Na verdade, em dias difíceis, a União Europeia surge como uma oportunidade, parte da solução para os tempos novos que se avizinham e exigem mais cooperação e união, num Mundo que não deixará de ser globalizado mas que deverá ser mais solidário e justo. É essa Europa e esse projecto de futuro que se apresenta a votos no próximo mês de Junho.



Em Portugal, para interpretar as mensagens europeias e organizar as acções necessárias ao cumprimento dos objectivos referidos acima, o Gabinete do Parlamento Europeu, a Representação da Comissão Europeia e o Centro de Informação Europeia Jacques Delores - Ministério dos Negócios Estrangeiros, juntaram esforços e prepararam um plano nacional de informação e comunicação baseado num circuito nacional que pretende chegar a todo o país e não apenas a Lisboa e Porto.

Associaram-se-lhes várias outras instituições, tendo em vista tornar as acções previstas tão eficazes quanto possível junto dos públicos a que se destinam.

O presente portal dá pois acesso a toda a informação relevante, de modo prático e uso fácil.

Se não souberes em quem votar, e se quiseres ir cumprir o teu dever cívico ou simplesmente matar a curiosidade de qual o candidato que está em sintonia com os teus ideais então vai aqui e ficas logo a saber! Até gostaria de ir, mas por falta de tempo, talvez não consiga. Prós de não ir: Não "perco" tempo! Consequências de não ir: não me posso queixar se armarem para lá barraca!

Depois de responder ao questionário da euprofiler fiquei a saber que a minha ideia de um candidato bom para o sítio, ficava entre o Partido da Terra e o Bloco de Esquerda - nem queria acreditar, mas é assim a vida...se tiver uns minutos lá para o fim da semana, a ver se faço o teste outra vez - pode ser que desta vez não me engane, ou se calhar estou a apoiar o partido errado (daquelas vezes esporádicas em que ligo a política) !

Descobrir mais:
Parlamento Europeu

1 comments:

cidadaovagamundo disse...

O Vital Moreira é um BANANA!!