Christiane F. - Os Filhos da Droga


Como já por aqui disse, não sou muito amigo da literatura. Há muito tempo (nem vou dizer quanto) que comecei a ler este livro, sendo este o que até hoje mais tempo me conseguiu manter com o hábito de leitura. Parei-o de ler deixando-o a pouco mais de metade. Há dias olhei para a estante e apeteceu-me retomar a sua leitura. Comecei a lê-lo todas as noites até que, finalmente, o acabei.

"Christiane F. - Os Filhos da Droga" é um livro já bastante antigo, escrito em 1978. Escrito por dois jornalistas alemães, com base em entrevistas a Christiane F., descreve o mundo da droga de uma forma brutal (no sentido mais pesado que esta palavra possa ter) bem como outro tipos de situações que, apesar do tempo que já passou desde a sua publicação, estão ainda presentes nos dias de hoje.

A ideia desta obra teve origem num julgamento efectuado na Alemanha, no qual a menor Christiane Vera F. foi acusada de adquirir intencionalmente, e de forma continuada, substâncias ou preparados sujeitos às disposições da Lei dos Narcóticos.
Encarregados de entrevistar a jovem, os jornalistas Kai Herman e Horst Rieck tornaram-se seus confidentes e decidiram publicar a dramática experiência que lhes foi narrada: Christiane, nas ruas de Berlim, depois para obter o dinheiro destinado ao pagamento da droga das aulas, vendia o corpo em que se viciara.
in Filhos da Droga

Pareceu-nos que a história da Christiane dizia muito mais sobre a situação de uma parte da juventude do que qualquer relatório (...) Esta história é excepcional e, ao mesmo tempo, de todos os dias. Fala-nos de relações familiares deformadas, da passagem de infância à adolescência num ambiente de cimento e consumo passivo, mortal para a fantasia, da falta de orientação dos adolescentes e do diálogo eles e os adultos. Até que o que estas história contém de mais excepcional se repete milhares de vezes: a penetração da heroína nas discotecas, nos lares juvenis, nas escolas; a prostituição juvenil; a miséria em determinados meios sociais, que continua até hoje escondida da consciência pública. Christiane F. queria que se escrevesse este livro porque (...) se sentia levada a romper o vergonhoso silêncio que rodeia o tema."
por Kai Hermann e Horst Rieck


Depois de ler o livro, vim à net ver se encontrava alguma informação sobre a vida de Christiane entretanto. Christiane têm actualmente 43 anos de idade, teve um filho que tem hoje 9 anos, tem hepatite C, vários problemas circulatórios, e continua agarrada ás drogas, tomando diariamente doses de metadona. Os médicos dizem que a situação em que Christiane se encontra é irreversível! Por curiosidade, ficam aqui duas fotos dela, uma tirada em 1977 e outra tirada recentemente (com 43 anos).


Acabei também por saber que existem alguns blogs que se dedicam exclusivamente ao livro bem como relatos da vida de Christiane. Aqui ficam os links:



Soube ainda que em 1981 foi lançado uma versão filme do livro. Vai ser, por certo, o próximo filme que vou ver. Aqui fica o trailer:

1 comments:

Anónimo disse...

bom dia eu sou um jovem tenho apenas 16 anos e aconselharam.me a ler este livro eu adorei mas quando soube que avia o filme decidi investigar na net e perguntar a professores se o tinham mas não. Então gostava que ficasse com o meu email e se pudesses arranjar-me esse filme sff.
o meu email é yannycavadas@hotmail.com ajuda-me sff