Bicicletas em Lisboa


Há dias deparei-me com um problema para o qual achava ter solução (ainda que meio improvisada). O meu problema foi "andar de bicicleta em Lisboa" e obviamente que estava enganado em relação à sua solução.

Apesar de não ser comum (agora percebo melhor porquê) e de não haver propriamente locais próprios para a circulação de bicicletas, sempre pensei que força de vontade fosse suficiente para dar um passeio de bicicleta por Lisboa.
Como companhia tinha uma prima minha da Suiça que gostaria de conhecer um pouco mais de Portugal (neste caso, a capital). O objectivo era conhecer melhor a cidade bem como os seus arredores. A bicicleta, a meu ver, seria a melhor alternativa: não gastaria muito dinheiro, fazia exercício físico e conheceria a cidade de uma forma que de outra qualquer não seria possível!

Primeira questão: levar a minha bicicleta ou alugar uma algures em Lisboa? Bem, para levar a minha bicicleta teria de a transportar nos transportes públicos até Lisboa. Morando eu em Alverca, teria ao meu dispor o comboio, pagando o bilhete da bicicleta (uma vez que estávamos a meio da semana). A única restrição seria a impossibilidade de transportar a bicicleta entre as 7h-10h (hora de ponta), como se pode ver no site da CP.

No entanto, para ir até à baixa de Lisboa, onde planeávamos começar o nosso passeio, seria também necessário andar de Metro. Fui pesquisar ao site do Metropolitano de Lisboa e encontrei o seguinte:

P. Posso transportar a minha bicicleta no Metro?
R. É permitido o transporte de bicicletas nos comboios do Metropolitano de Lisboa (ML), nos dias úteis após as 20:30 e aos Sábados, Domingos e feriados, caso não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros, não sendo necessário, para o efeito, qualquer título de transporte para o veículo (deve utilizar o canal especial - canal mais largo).


Isto é, ridiculamente (na minha opinião é claro) só poderia transportar a minha bicicleta após as 20:30! Desisti como é óbvio da ideia de levar a minha bicicleta até Lisboa.

Uma alternativa seria então encontrar um local que alugasse bicicletas. Aluguer ao dia, e não à hora! Esse foi mais um problema. Os locais que encontrei, que não foram muitos (Parque das Nações e tinha o rumor que também se alugariam algures em Belém), alugavam apenas à hora, sendo que um dia inteiro de bicicleta alugada à hora ficaria um balúrdio!

Pesquisei na net por alguns locais que alugassem bicicletas ao dia. Muitos sites pareciam-me desactualizados uma vez que ainda apresentavam preçários em escudos. Foi então no Fórum BTT que encontrei alguma informação útil. Recomendaram-me alguns locais em Lisboa que alugariam bicicletas ao dia, entre os quais: Ciclovias (Praça de Espanha) e BttTour (Pontinha).

O que me pareceu mais razoável, dada a sua localização, foi a Ciclovias. Ainda assim, voltaríamos ao mesmo problema. Não nos convinha muito antecipar o passeio na Praça de Espanha, percorrendo o caminho em bicicleta até à Baixa-Chiado. Para que deslocações deste tipo se tornassem mais práticas, o Metro seria sem dúvida uma óptima ajuda!

Dadas tamanhas complicações para circular com a bicicleta em Lisboa, acabei por desistir da ideia!

Concluindo: a menos que tenham carro, de forma a levar a vossa bicicleta até ao sítio que pretendem em Lisboa (o estacionamento será outra questão a considerar), torna-se impossível andar de bicicleta em Lisboa durante a semana!
Ainda que sem locais próprios para a circulação destes veículos e com um Código da Estrada que em nada favorece os seus utilizadores, os únicos dias em que se poderá circular em Lisboa com menos dificuldade será portanto aos Sábados, Domingos e Feriados.


Com tudo isto acabei por descobrir algumas coisas interessantes na net. Duas reportagens na SIC bem como alguns blogs interessantíssimos que se debatem precisamente sobre a utilização da bicicleta em Portugal.

Reportagem 1


Reportagem 2

http://youtube.com/watch?v=wFHIIwiNrgc

Blogs
Menos Um Carro
Abrasar


Aqui ficam algumas fotos da realidade de outros países da Europa (e que eu gostaria de ver também em Portugal):


Mais fotos em: http://homepage.mac.com/aforkosh/EuroBikePhotos/index.html


Outros Links
Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta
Terra Alerta

1 comments:

anabananasplit disse...

Realmente ainda há muito (MUITO!) por fazer em Portugal no campo da mobilidade em bicicleta, e sustentável de um modo geral.:-(

No vosso caso o melhor seria optarem por uma bicicleta dobrável, que dobrada é bagagem e não paga taxa extra nos transportes públicos, além de a poderem levar a qualquer hora. E fazer um pouco de activismo como sugere o blog biciactivismo.blogspot.com, por exemplo.

De resto, com uma bicicleta normal só vos restaria mesmo os fins-de-semana.Ou então encontrar uma rota bike-friendly de Alverca até Lisboa e vir a curtir a viagem. :-)