Ukulele


Achei curiosa a origem deste instrumento a que deram o nome de "Ukulele" e que, por sinal, não conhecia. Aqui fica uma breve descrição retirada da Wikipedia.

O Ukulele é um instrumento semelhante a uma guitarra acústica, porém tem apenas 4 cordas e é menor. O Ukulele, tambem muitas vezes chamado de Guitarra Havaiana, tem origem no machete madeirense (também conhecido por braguinha, que por sua vez tem origens no Cavaquinho português), que foi levado pelos madeirenses quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana de açucar naquelas ilhas.

O Ukulele é principalmente utilizado na música nativa do Havaí, mas nas décadas de 1930 e 1940 foi utilizado por cantores e humoristas britânicos e americanos, mais notadamente George Formby. George Harrison utilizou o instrumento com destaque em várias músicas de seu álbum "Brainwashed", lançado postumamente. Na atualidade, um músico em destaque no uso do instrumento é o cantor, compositor e guitarrista sueco Jens Lekman e o vocalista da banda de rock Pearl jam, chamado Eddie Vedder, que em algumas apresentações só usa um ukelele. Perém este não limita seu uso ao Havaí ou EUA. No campo musical brasileiro, a Cantora Marisa Monte com seu novo trabalho "Universo ao Meu Redor" demonstra harmonia ao associar a "guitarra Havaiana" ao Samba.
in Wikipedia

0 comments: