Google: Truques & Extras


Muita da informação preciosa que o Google nos permite desvendar, está contida em PDF's. No entanto se fizermos uma pesquisa normal sobre um determinado tema no Google, ainda que contenha a palavra "pdf", este retorna uma série de links, não necessariamente ficheiros no formato pdf.
Assim, quando se pretende pesquisar um tipo de ficheiro em concreto, usa-se o seguinte formato:

filetype:pdf photography


Neste caso, o resultado seria uma série de pdf's sobre fotografia.
É claro que após "filetype" poderás escolher qualquer outro formato em que estejas interessado.


Acontece que, apesar de toda a informação que o Google nos permite alcançar, existe outra que permanece escondida (coisa que muitas pessoas não saberão). Nesta situação, a alternativa ao Google chama-se GooglePirate, um site que tem como slogan "Use the power of Google to scour every corner of the internet for exactly what you need" (e penso que depois de um "Pirate" e um slogan como este, pouco mais haverá a dizer). Ao pesquisar por "electronics", tendo escolhido a opção "eBooks", o resultado é este (uma autentica mina de oiro). A forma como decorre esta procura é explicada da seguinte forma, nas FAQ's do site:

Q: How do the searches work?

A: Basically through a method of "Google hacking" but you don't have to deal with all the messy details. Also, unlike using Google for search functions, we have taken out many pages that don't contain directories that you're searching for in an attempt to make your searches as narrow and exact as possible. Some searches don't operate off of Google hacking, but will just search through hundreds of sites related to the type of file you want. So in a nutshell, Google Pirate is designed to figure out the best way of searching the internet depending on what you're wanting to find.



Por último, outra alternativa ao Google, esta mais ecológica, é o Eco-Find. Aqui fica uma descrição sobre o mesmo:

Eco-Find é um motor de pesquisa ecológico em Português que ajuda a poupar a energia. Usando a tecnologia de pesquisa de Google™ (embora sem nenhuma associação directa com a marca), os resultados são apresentados com a mesma eficácia e rapidez com a que a marca norte-americana é reconhecida em todas partes do mundo. O conceito do Eco-Find baseia-se na poupança de energia mediante a apresentação de resultados num fundo escuro e com letras não totalmente brancas (ver cálculo), para que os monitores dos computadores, telemóveis e outros artefactos de navegação online poupem o máximo possível de energia, tendo uma maior autonomia e é claro, ajudando ao meio ambiente. Ajude-nos a preservar o meio ambiente. Faça do Eco-Find a sua página de inicio e junte-se aos milhões de usuários que em todo o mundo estão a colaborar para uma maior poupança de energia informática. Por um mundo com ZERO emissões de CO2!

0 comments: