RSS - Really Simple Syndication


Mais uma funcionaladade do blog.
Bem ela já existia, mas para os menos atentos muito provavelmente passaria despercebida (como é o meu caso). Para quem não sabe em que consiste aqui fica uma achega.
Citando a Wikipedia:

A tecnologia do RSS (Really Simple Syndication) permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS.
Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações. Desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas actualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

O RSS é amplamente utilizado pela comunidade dos blogs para compartilhar as suas últimas novidades ou textos completos.

Basicamente os RSS funcionam como "favoritos". No entanto em vez de nos levarem ao site em si, apresentam-nos apenas os tópicos/posts mais recentes podendo escolher apenas um deles e a ele aceder, caso nos interesse. Caso contrário, isto é, caso nenhum dos tópicos/posts recentes nos interesse, evita-se assim a visita ao site.
Na prática isto percebe-se melhor. E para aderirem a esta coisa dos RSS basta usarem o Firefox ou mesmo o IE7.

Caso usem Firefox, quando visitarem o Blog aparecer-vos-à um quadradinho laranja (que pode aparecer noutras cores) no lado direito da barra onde é inserido o endereço do site. Clicam nesse quadrado e em seguida, na nova janela que se abre, em "Inscrever Agora". Depois, funciona como se estivessem a guardar um "favorito" e basta escolher a localização onde o querem guardar.

No final, o resultado será uma coisa deste género:


Caso usem o IE7, o procedimento será idêntico. Basta procurarem pelo tal quadradinho laranja.
Experimentem!

0 comments: